matematica financeira
A matemática financeira é uma ferramenta fundamental para analisar, por diversos pontos de vista, o cotidiano financeiro e com o objetivo de planejar a vida financeira futura tanto de uma empresa como de um indivíduo.
Matemática financeira pode ser aplicada em diversas situações cotidianas e de extrema importância para tomada de decisões na empresa, e, sua aplicação, quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade, possibilitando o processo de maximização nos resultados.
Segundo as bibliografias de Rodrigo J. Guerra Leone e Daniele de C. P. Guerra Leone; Tancredo Almada Cruz; e Milton Juer, o dia a dia dos executivos de Finanças nas empresas é repleto de decisões financeiras envolvendo investimentos, financiamentos, dividendos e capital circulante líquido. Para decidir corretamente, eles dispõem de técnicas e modelos para avaliar a atratividade econômica e financeira dos investimentos, determinar o custo de capital, definir a política de dividendos e gerenciar os fluxos de caixa de curto prazo. Já para os profissionais do Mercado Financeiro, o dia a dia envolve decisões de compra e venda de ativos e derivativos financeiros. Os profissionais da área jurídica tratam com situações relacionadas às Finanças, principalmente na atualização de valores monetários e em questões tributárias.
Na atual economia globalizada, não se concebe qualquer projeto, seja de que área for, em que aspecto financeiro não seja um dos mais relevantes para sua execução. Esse conhecimento e essas habilidades em Finanças, tão importantes para o sucesso profissional e pessoal (planejamento e orçamento doméstico) só são alcançados com a competência em Matemática Financeira.
Assim, o estudo da matemática financeira se reveste de grande importância para qualquer pessoa que almeje entender o mundo atual tal qual ele se apresenta: fluxos de capital em corrente pelo mundo, tornando economias, hoje estáveis, em instáveis, de uma hora para outra; decisões de cunho social