MATEMATICA FINANCEIRA
Este trabalho tem por objetivo demonstrar as diversas aplicações da matemática financeira no mercado econômico, presente, tanto na rotina diária de pessoas comuns, cotidiano dos gestores de empresas e profissionais que necessitem do conhecimento da mesma para fins de tomada de decisão. Sua correta aplicação, traz maior rentabilidade aos negócios, possibilitando resultados positivos para a empresa ou organização. Certamente uma boa base desse conhecimento traz à compreensão de problemas.
Nas situações mais simples do dia a dia, como por exemplo, se você vende algum imóvel, com o dinheiro na mão, precisa decidir qual o melhor investimento para esse dinheiro. A matemática financeira te ajudará a indicar a melhor decisão.
Tanto pode comprar outro imóvel, como também investir em poupança, ou algum rendimento à longo prazo, caso não necessite desse valor em um curto prazo de tempo. Tanto negociações mais volumosas, em questão de valores, como também nas pequenas compras diárias, desde ir à padaria, precisam ser feitas com controle financeiro rigoroso, tudo dentro do orçamento familiar mensal, e desta forma, planejar e controlar o dinheiro no tempo.
Gestores de empresas se baseiam em estatísticas as quais também tem possibilidades de perda com riscos não calculados, pois tem a possibilidade de ocorrer um resultado diferente do esperado. Decisões devem ser tomadas com base nas expectativas futuras, à luz das novas tendências e dos fluxos de caixa projetados. Matemática financeira é o ramo da matemática que estuda o comportamento do dinheiro no tempo, quantificar as transações levando em conta a variável tempo, ou seja, o valor monetário no tempo. As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira são: a taxa de juros, o capital e o tempo. Existe a capitalização simples e composta. A capitalização composta é a mais usada no mercado financeiro, de crescimento mais rápido.
A