Matematica financeira
SUMÁRIO
MATEMÁTICA DO DINHEIRO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1 Conceitos fundamentais de matemática financeira
Regime de Capitalização Simples
Regime de Capitalização Composta
Hp12c
Caso A
Caso B
CAPÍTULO 2
A função social da empresa
A função social da empresa
CAPÍTULO 3 Conceito de Taxa de Juro Composto Caso A
Caso B
CAPÍTULO 4 Amortização de Empréstimo Caso A Caso B
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIAS
MATEMÁTICA DO DINHEIRO
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo mostrar as diferentes formas que a matemática tem para cálculos financeiros.
Mostra-ra a facilicade da utilização de meios corretos para a resolução de questões financeiras, como a calculadora HP12C ou planilhas especificas de excel tem.
Irá abordar a importancia no dia a dia de aplicarmos calculos de juros, amortização, emprestimos, enfim tudo que exclareserá as finanças pessoais e empresariais.
CAPÍTULO 1
CONCEITOS FUNCAMENTAIS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
A Matemática Financeira tem como objetivo a estudar o valor do dinheiro no tempo, sendo uma área da matemática que aplica seus conceitos no estudo da variação do dinheiro ao longo do tempo. A origem da Matemática Financeira está intimamente ligada a dos regimes econômicos, o surgimento do crédito e do sistema financeiro.
Todo o desenvolvimento da Matemática Financeira está ligado a utilidade do dinheiro, que gera dinheiro, ao contrário de sua simples propriedade, que por si só não apresenta rendimento. A Matemática Financeira pode ser a melhor ferramenta na tomada de decisões no dia a dia. É uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa. Com o mercado estruturado para vender cada vez mais rápido, fazendo o consumidor comprar muitas vezes