Matematica financeira
Exemplos:
1. 1200% ao ano com capitalização mensal. 2. 450% ao semestre com capitalização mensal. 3. 300% ao ano com capitalização trimestral.
Taxa Efetiva: A taxa Efetiva é quando o período de formação e incorporação dos juros ao Capital coincide com aquele a que a taxa está referida.
Exemplos:
1. 120% ao mês com capitalização mensal. 2. 450% ao semestre com capitalização semestral. 3. 1300% ao ano com capitalização anual.
Taxa Real: Taxa Real é a taxa efetiva corrigida pela taxa inflacionária do período da operação.
Exemplo:
Se considerarmos que uma determinada aplicação financeira rendeu 10% em um determinado período de tempo, e que no mesmo período ocorreu uma inflação de 8%, é correto afirmar que o ganho real desta aplicação não foram os 10%, tendo em vista que o rendimento correspondente sofreu uma desvalorização de 8% no mesmo período de tempo; desta forma temos de encontrar qual o verdadeiro ganho em relação à inflação, ou seja, temos de encontrar a taxa real de juros.
A taxa aparente : é aquela adotada normalmente nas operações correntes mercado, incluindo os efeitos inflacionários previstos para o prazo da operação. Constitui-se, em outras palavras, numa taxa prefixada de juros, que incorpora as expectativas da inflação.
Ou seja, quanto se ganhou (ou perdeu) verdadeiramente, sem a interferência das variações verificadas nos preços.
Exemplo:
Um banco realiza empréstimos a uma taxa aparente de 35% a.a.. Se a taxa de inflação for de 25% a.a., qual o ganho real auferido pelo banco? r= 8% a.a
Taxa dede inflação: Na sua essência, ela constitui um desequilíbrio entre a procura e a oferta e que cria uma tensão nas estruturas produtivas
A subida generalizada dos preços, o racionamento e o tabelamento dos preços não são mais que sintomas e consequências da tensão