Matematica financeira
I – INTRODUÇÃO
MATEMÁTICA FINANCEIRA: É a matemática das transações financeiras
TRANSAÇÕES FINANCEIRAS: Operações de aplicação ou de captação de recursos financeiros (capital, fundos, caixa, dinheiro), tendo como contrapartida uma remuneração pelo capital aplicado ou captado. Tais transações ocorrem, via de regra, no Mercado Financeiro.
MERCADO FINANCEIRO: Mercado onde agentes econômicos superavitários (aplicadores de recursos) e agentes econômicos deficitários (tomadores de recursos) satisfazem seus interesses financeiros com ou sem a interveniência de intermediários (as chamadas instituições financeiras). A “mercadoria” ou “serviço” demandado por uns e ofertado por outros no Mercado Financeiro é o Capital e o seu preço são os Juros.
II - CONCEITOS BÁSICOS DO CÁLCULO FINANCEIRO
Capital
É a quantia contratada nas operações financeiras. Toda operação financeira é uma operação de contratação de capital: capital que é aplicado ou tomado emprestado.
Juros
Os juros são a remuneração do capital. Os juros são o preço do aluguel do dinheiro. Os juros remuneram o investidor pelo custo de oportunidade e pelo risco da operação, além de embutir uma expectativa de eventual perda de poder aquisitivo decorrente da inflação.
Taxa de Juros
A taxa de juros é a forma usual de mensuração/evidenciação dos juros de uma operação financeira.
A taxa de juros evidencia a relação matemática entre os juros e o capital, expressa na base 100.
Taxa de Juros = [pic] na base 100
Simplificadamente:
Se numa determinada operação financeira um tomador de recursos se obriga a pagar juros de R$500,00 por força de uma captação de R$10.000,00, qual a taxa de juros dessa operação?
Resposta: Taxa de Juros da operação = [pic] = exprimindo a relação na base 100, temos: [pic] = 5%
Observação: A taxa de juros contratada nas operações financeiras é sempre referida à periodicidade em que os juros são calculados. A taxa de juros é sempre