Matematica financeira (DP)
CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
Gestão Tecnológica em Marketing
MATEMÁTICA FINANCEIRA
NP1
Nome: Kaue Marinho Souza
RA: B22AEH-1
São Paulo 2014
Introdução
A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.
Nos dias atuais, é indiscutível a necessidade da matemática financeira no cotidiano tanto de empresas como das pessoas, que podem usar para organizar suas contas e evitar dividas, investimentos de forma errada, etc.
Conhecer os conteúdos matemáticos que fazem parte das atividades financeiras atuais, como cálculos de juros simples e compostos, as capitalizações e cálculos de dividas é uma forma muito útil de dar um melhor entendimento para aquisição de bens, por exemplo.
Quando possível o uso dos recursos computacionais tende a ajudar a dar mais agilidade e melhores resultados nos cálculos, geralmente são usadas calculadoras cientificas, por exemplo, ou até mesmo computadores.
Juros
Quando se empresta algo á alguém por certo período, por exemplo, (bem ou dinheiro), normalmente no período do empréstimo, exista alguma compensação financeira tanto como um aluguel no caso de um bem ou os próprios juros no caso de dinheiro por exemplo.
O valor emprestado inicialmente, denominamos de capital inicial.
Esse valor somado aos juros, denominamos de Montante.
Esses dados constituem a base de cálculos da matemática financeira em relação á juros e a sua inclusão ao capital, e pode ser chamada também de Capitalização.
Existem 2 sistemas de cálculos de juros, denominados por Juros simples ou juros compostos.
Juros simples
Ao fim de cada período de capitalização, são incorporados os juros simples, ou seja, juros calculados com base no capital inicial.
No regime de