Matematica aplicada a jogos
Uma pequena demonstração
Willian Chimura
San Francisco – California
2014
1. Considerações iniciais
Este artigo usa como exemplo o jogo League of Legends, desenvolvida pela Riot Games, que consiste de várias partidas em campos de justiça. Cada partida participam dois times, e cada time consiste de vários jogadores. Antes de começar uma partida, cada jogador deve escolher um campeão para jogar. Cada campeão possui habilidades (que podem ser disparadas pelas teclas Q, W, E e R) para combater o time adversário e cumprir os objetos do jogo até atingir a vitória.
Neste documento, focaremos em como o código pode considerar os campos do jogo matematicamente e como algumas fórmulas podem nos ajudar a programar essas habilidades utilizando alguns exemplos com a linguagem Java. Lembrando que o foco deste documento não é ensinar a linguagem, e sim, como aplicar alguns conceitos matemáticos básicos na programação de games. Vale ressaltar que as ideias de programação contidas neste documento não necessariamente coincidem com a forma que o jogo realmente foi programado. Existem várias maneiras de se programar um game, e este documento visa apenas demonstrar como a matemática está presente no desenvolvimento de games.
Sobre o autor
Programador Web, 20 anos, atual estudante de Computer Sciences no City College of San
Francisco (foco em Desenvolvimento Mobile e Administração de Banco de Dados) e ex-estudante de
Tecnologia em Jogos Digitais na FATEC Ourinhos.
Sempre aberto à dúvidas, sugestões, críticas, opiniões, convites, xingamentos e partidas no
League of Legends: willian.chimu@gmail.com
2. Representando cenários através de código
Ao iniciar uma partida, logo podemos observar um ambiente totalmente tridimensional cheio de efeitos especiais, sombras e construções:
Figura 1 – Campeões Ryze e Leona em Howling Abyss, um dos campos de justiça do jogo
Porém, apesar do ambiente ser totalmente 3D, não