matematcia
Gustavo Aparecido Distadio Caldeira
Comunicação e Linguagem – Dissertação.
São Paulo
2013
Gustavo Aparecido Distadio Caldeira
Comunicação e Linguagem –Dissertação.
Atividade do Curso de Licenciatura em História.
Centro Universitário Claretiano
Dissertação
Orientador: Prof.ª Camila Juliana de Freitas
São Paulo
2013
Confronto de palavras e ações.
As atitudes humanas nem sempre são consensuais com a palavra proferida, porém, há muitos séculos o homem domina a retórica como o arte-técnica e como o mais efetivo método de transmissão de informações, direcionando e modificando os rumos de grupos e pessoas.
Os discursos construídos sobre as regras da retóricas, são altamente impactantes sobre seus ouvintes, uma vez que, o objetivo de selecionar palavras cuidadosamente, para momentos tão singulares são eventos de grande importância.
Desde a antiguidade, os homens de vida pública, utilizam-se da oratória para alcançarem altos níveis de persuasão e conseguindo assim, obterem o apoio ou concordância, por quaisquer motivos que o contexto exija.
Após séculos de histórias documentadas a respeito da evolução do homem em sociedade, temos a certeza de que não se deve confiar, pois, por mais elaborada que seja a sequência de palavras, aqueles que as dominam, poderão usá-las da forma que melhor lhes forem convenientes, pois apenas por se dizer, nenhum compromisso ou regra tem tanta validade e aceitabilidade quanto as escritos.
Mas, se não pudermos confiar nas palavras, nos discursos, nos ideais, daquelas figura públicas, das quais obras e condutas são, por nós, conhecidas. O que nos restará?
As palavras, são a abstração das ações e atitudes, não existe discurso melhor que, aquele que prova, que tem base, que independe de um simples “acreditar ou não”, por mais que a seleção de palavras seja esplendorosa, a prova, o embasamento, a certeza