matec
Análise e resumo de texto do capítulo 1 do livro Sistemas Estruturais Ilustrados.
Sistemas estruturais.
O sistema estrutural se fundamenta na Arquitetura de três formas principais:
Exposição da estrutura: No século XVIII os sistemas estruturais de alvenaria de pedra e tijolo dominaram a arquitetura expressando-a de forma direta e objetiva.
Ocultação da estrutura: Nesse caso, a ocultação da estrutura é utilizada com o objetivo de destacar o revestimento externo. Utilizando de uma outra forma, a estrutura pode organizar os ambientes internos, de tal forma que a área externa distingue de modo geral do sistema estrutural da edificação.
Destaque da estrutura: A estrutura exposta, proporciona exuberância à edificação. Pra que isso ocorra, é fundamental a utilização de materiais reforçados que sustente toda a construção. Exemplo de destaque estrutural é a famosa Torre Eiffel.
Composição espacial
A forma do sistema estrutural podem se relacionar com o leiaute do projeto de duas maneiras: a primeira trata-se da correspondência, que seria um encaixe padrão entre o sistema estrutural de uma construção e sua composição espacial. A segunda maneira, seria também um certo tipo de encaixe estrutural, porém de uma forma mais flexível em relação ao sistema padrão da estrutura.
Contraste
Sempre que há uma falta de correspondência no sistema estrutural de uma edificação, a form estrutural ou a composição espacial pode se tornar um fator dominante, de tal modo que o tamanho da estrutura e seu volume, interfiram nessa ausência de correspondência. Por outro lado, a distinção entre o espaço e a estrutura seja viável, pois assim é possível tornar visível a identidade dos diferentes sistemas e instalações da edificação.
As edificações podem ser vistas como um conjunto