Matamática
CURSOS DE TECNOLOGIA EM MARKETING E LOGÍSTICA
ATPS MATEMÁTICA
Emília Alves – 4200056893 – LOG
Felipe Soares – 4200056894 – LOG
Nathalia Cordas – 4234820207 – LOG
Thiago Santos – 3732686113 – LOG
SÃO PAULO
2012
Sumário 1 OBJETIVO 3 2 INTRODUÇÃO 4 3 EXERCÍCIOS Erro! Indicador não definido. 4 CONCLUSÃO 34 5 BIBLIOGRAFIA 35
OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo contextualizar os conhecimentos aprendidos em aula na prática-teórica da interpretação dos dados sobre as funções de segunda grau, analisando a correlação entre o preço e a demanda, juntamente com seus respectivos gráficos.
INTRODUÇÃO
A demanda é a relação entre o preço de um bem e a quantidade demandada pelos compradores. A lei de demanda diz que: se tudo permanecer constante, a quantidade demandada de um produto ou bem, varia inversamente proporcional a seu respectivo preço e vice versa.
Logo, é equivalente utilizar o preço em função da quantidade ou a quantidade em função do preço. Segue diretamente da lei de demanda que quando o preço de um produto sobe a demanda diminui e vice-versa. Em geral, a demanda de um produto, assim como outras quantidades estudadas em Economia, dependem de inúmeras variáveis. Por exemplo, a demanda de um produto depende do preço, da quantidade ofertada do produto, do preço de possíveis substitutos do produto, da renda, hábitos e preferências dos consumidores.
A função de demanda define a relação que existe entre a quantidade oferecida e o preço do produto. Logo, a função demanda descreve o comportamento do consumidor. A quantidade demandada de um bem é aquela que os compradores desejam e podem comprar a determinado preço.
O gráfico da função de demanda é chamado curva de demanda. A função de demanda pode sofrer mudanças ou perturbações devidas, essencialmente, a variações na renda dos indivíduos, ao preço de outros bens substitutos e ao gosto dos consumidores. Uma curva de demanda