Mata atlântica
É uma floresta de clima tropical, quente e úmido. Predomina na costa brasileira, onde planaltos e serras impedem a passagem da massa de ar, provocando chuva.
Entre as florestas tropicais, é a que apresenta a maior biodiversidade por hectare do mundo, pois acompanha as características climáticas da região onde ocorre com espécies como ipê, quaresmeira, cedro, palmiteiro, canela e imbaúba.
É a mais devastada das florestas brasileiras.
Inicialmente estendia-se do litoral do Rio Grande do Norte ao do Rio Grande do Sul. A Mata Atlântica passava pelos territórios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Os 7% restantes da mata original, que ocupava aproximadamente 1,3 milhão de km² (1.290.692,4 km²), encontram-se hoje nas regiões Sul e Sudeste, preservados graças à presença da Serra do Mar e Serra da Mantiqueira, obstáculo à ação humana.
O grande destaque da mata original era o pau-brasil, que deu origem ao nome do nosso país. Alguns exemplares eram tão grossos que três homens não conseguiam abraçar seus troncos. O pau-brasil hoje é muito raro, existindo apenas alguns exemplares no Sul da Bahia.
IMAGEM DA LOCALIZAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA
[pic]
Mapa da ecorregião da Mata Atlântica definida pelo WWF. A linha amarelo escuro representa os limites dessa ecorregião. Imagem de satélite da NASA.
PRINCIPAIS ESPÉCIES DE ANIMAIS DA MATA ATLÂNTICA Mamíferos - Mico-leão-dourado - Mico-leão-de-cara-preta - Onça-pintada - Bicho-preguiça - Capivara - Tamanduá-bandeira - Tatu-peludo - Jaguatirica - Bugio - Muriquis - Gato-do-mato - Cachorro-do-mato - Lontra