Sofrimento psiquíco
2. Introdução ao tema: Breve descrição sobre o capítulo e temas.
3. Síntese : O Sofrimento Psíquico (primeiro tema, que dar o entender de estado e patologia)
Todos nos já passamos ou vivenciamos, com outras pessoas, momentos em que achamos que não iremos aguentar aquele sofrimento, situação, que aquilo irá nos tomar por dentro que não seremos forte o bastante para conseguir sozinho se ajeitar e colocar tudo no lugar. Seja por perda de alguém querido, de um amor, do emprego de sua vida. Percebe que não vai conseguir sozinho – se resolver .
O normal de qualquer pessoa é tentar conseguir suprir aquilo que o atormenta (como noites mal dormidas, medos, angustias, sensação de solidão e etc...) que não havia antes. Essas sensações podem ser muito além do que do que qualquer um imaginava, mais não podemos diagnosticar nada. Todos estão propícios de passar por isso na vida. O importante é ter pessoas que nos confortam no nosso lado, sem descriminação ou exclusão.
A ajuda psicoterapêutica pode ajudar no sentido de ajudar a pessoa a refletir e procurar soluções para esse momento de desorganização pessoal, o fazendo estimular projetos de vida, conviver com perdas e por esses momentos. Fica a critério da pessoa a necessidade de ajuda, reconhecer que a situação saiu do controle e não somente o afastamento ou estar afastado das pessoas. Pessoas passando por isso devem encontrar saídas para harmonia de bem estar. O ponto de desadaptação na sociedade é algo relevante para procura psíquica, para diagnosticar um distúrbio mental que pode ter N origens para se chegar que a pessoa esta bem ou doente. A capacidade de realização pessoal é um dos aspectos para se chegar á uma conclusão de doente ou não.