Massas de ar no Brasil
As massas de ar são grandes corpos de ar que se deslocam, influenciando a clima das regiões atingidas por elas. Dependendo de seu local de formação (continental ou marítima) possui características específicas relacionadas à presença de água e temperaturas.
Tipos de massas de ar
De acordo com seu local de origem, podem ser continental (que se forma no continente) ou marítima (que se forma no mar). As massas de ar continental costumam ser secas, ou seja, com baixa quantidade de umidade. Já as marítimas se caracterizam, principalmente, pela grande quantidade de umidade.
As massas de ar também podem ser quentes ou frias. As quentes são aquelas que se formam em regiões equatoriais ou tropicais. As massas de ar frias são aquelas que se originam nos polos sul e norte.
Existem também as massas de ar secas e úmidas. As primeiras se formam em regiões de baixa ou nenhuma umidade. Já as úmidas são aquelas que se formam em locais com alta quantidade de umidade como, por exemplo, os oceanos.
Massas de ar no Brasil
Em função da grande extensão de seu território, o Brasil sofre a influência de diversas massas de ar. Algumas são formadas no próprio território brasileiro, enquanto outras são de fora. Ao todo são cinco massas de ar atuando em território brasileiro.
Massa Equatorial Atlântica
Características: quente e com elevada umidade.
Origem: Oceano Atlântico, na região da linha do Equador.
Onde atua: principalmente nos estados do nordeste brasileiro.
Massa Equatorial Continental
Características: quente e úmida
Origem: Amazônia, região central do estado do Amazonas.
Onde atua: no inverno atua, principalmente, nos estados do Amazonas, Acre e Roraima. Já no verão, atua numa área maior, atingindo também os estados da região centro-oeste do Brasil, podendo atingir também as áreas oeste dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Massa Tropical Atlântica
Características: quente e úmida.
Origem: Atlântico Sul