Massa-mola
FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO
EXPERIMENTO III:
PENDULO SIMPLES.
Luiz Augusto de Castro Oliveira, Renata Yuri Ossugui Silva.
Laboratório de Física Experimental I, Professor Responsável Rodrigo Sávio Pessoa. São José dos Campos, São Paulo, Brasil, 28 de outubro de 2011.
OUTUBRO/2011
SUMÁRIO
Resumo____________________________________________________3
Introdução__________________________________________________
3
Descrição Experimental________________________________________5
Resultados _________________________________________________6
Conclusão__________________________________________________7
Referencias Bibliográficas______________________________________7
Resumo
Os movimentos periódicos ou oscilatórios são aqueles que se repetem em intervalos regulares ou indefinidamente. Em nosso dia-a-dia estamos cercados destes movimentos: barcos oscilando no cais, movimento dos pistões nos motores dos carros, vibrações sonoras produzidas por um clarinete, por exemplo, entre outros. E é por, isso que as oscilações desempenham um papel fundamental em todos os ramos da física (mecânica, óptica, acústica, etc.). Um tipo importante desses movimentos é o pêndulo simples, que consiste em um sistema idealizado composto por um fio leve e inextensível de comprimento L .Sua extremidade superior fica fixada a um ponto que permite sua livre oscilação, na extremidade inferior uma massa m é presa.Quando esse corpo é retirado de sua posição de equilíbrio e depois largado, passa a oscilar em um plano vertical, a força restauradora acontece sob a ação da gravidade.
2. Introdução
Este trabalho é referente ao estudo do pêndulo simples, onde é constituído de uma massa suspensa na extremidade de um fio inextensível e de massa desprezível, que oscila em torno de um ponto fixo.
A descoberta da periodicidade do movimento pendular foi feita por Galileu Galilei, aproximadamente em 1581, realizou suas