Massa, Força e Análise Gráfica
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE FÍSICA EXPERIMENTAL I
PROFESSOR MARCELO AZEVEDO NEVES
1
I. TÍTULO: MASSA, FORÇA e ANÁLISE GRÁFICA.
II. MOTIVAÇÃO E REFERENCIAL TEÓRICO:
O estudo do movimento dos corpos, sua causa e forma, pertence ao ramo da Física denominado Mecânica. Além de comprimento e tempo (já estudados), outra grandeza fundamental da Mecânica é a massa. Embora comprimento, massa e tempo sejam as grandezas fundamentais para o estudo dos movimentos, sua causa e forma (Mecânica), outras grandezas podem ser criadas para ajudar nossa compreensão intelectual deste ramo do saber. Uma destas é a “FORÇA”.
A definição precisa de força, independente do conceito qualitativo de “esforço físico”, está contido nas Leis de Newton. De fato, TODO o conhecimento encerrado pela Mecânica está resumido nessas três Leis (ou Axiomas) do Movimento, enunciadas (em 1685) por Sir Isaac
Newton como:
LEI I
Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele.
LEI II
A mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa e se faz segundo a reta pela qual se imprime essa força.
LEI III
A uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro sempre são iguais e se dirigem a partes contrárias.
Por estes enunciados, em especial o primeiro, conclui-se que se um ponto (P) se encontra em repouso, é porque nele não atuam forças, ou então tais forças em conjunto têm o mesmo efeito que se nenhuma força houvesse. Neste caso, dizemos que elas "se anulam".
Consideramos "força" como uma grandeza VETORIAL, ou "orientada", pois apresenta:
# módulo = um valor que expressa a intensidade de sua ação, sendo múltiplo ou submúltiplo de um padrão.
# direção = a força é aplicada segundo uma linha reta, e não segundo uma curva qualquer;
UNIVERSIDADE