Massa colante para bloco ceramico
“A mão-de-obra fica 50% mais rápida; facilita na logística dentro da obra; o peso na estrutura é cerca de 55% menor em relação a de alvenaria convencional, com argamassa de cal, areia e cimento; e a resistência três vezes superior”, afirma o engenheiro.
Para explicar a velocidade de execução da obra, o engenheiro Oliveira faz uma comparação. Segundo ele, um bom profissional coloca em média 800 tijolos por dia, já utilizando a argamassa colante, o mesmo profissional passa a colocar em médio 2.800 tijolos ao dia.
“A argamassa colante permite fazer um trabalho mais prático, dando agilidade no andamento da obra, uma vez que o profissional tranquilamente irá assentar uma média de sete tijolos por minuto, ou seja, um tijolo em menos de 10 segundos”, informa Oliveira, lembrando que um saco de 20 quilos rende em torno de 10m² de alvenaria. A argamassa colante é vendida pronta para o uso, não precisa adicionar nem água. O engenheiro detalha que o produto vem em embalagem plástica segura e prática para o manuseio, transporte e armazenamento. “Sendo assim, dispensa o tempo que o ajudante de pedreiro levaria para preparar a massa convencional. Esse é um processo que exige espaço para armazenar o grande volume de material, como areia, cimento, aditivos para liga da massa, betoneira, além do consumo de energia elétrica e água”, explica Oliveira.
Detalhes técnicos: O tempo de cura da argamassa colante é de 72 horas. Nos dias de chuva, assentar no máximo 4 fiadas e cobrir com