masoq
Alunos: Aline, Angela, Amanda Teruko,Bruno e Lóide.
Gás Natural
Prof: Daniele
Apiacás, 12 de agosto de 2014.
Introdução
O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. É uma fonte energética encontrada na natureza em duas formas distintas. Ele pode ser obtido em jazidas e através da queima de biomassa (bagaço de cana-de-açúcar).
O gás natural encontrado em jazidas normalmente está associado ao petróleo. Constitui reservas finitas, e, conforme pesquisas realizadas pela IEA (Agência Internacional de Energia), caso se mantenha o ritmo de consumo médio da última década, as jazidas de gás natural irão se esgotar em 100 anos. Essa fonte energética agride menos o meio ambiente que o petróleo e o carvão mineral. No entanto, por ser de origem fóssil, sua combustão contribui para o efeito de estufa. Já o biogás, obtido através da biomassa, é um combustível renovável, sua utilização é menos impactante e os custos econômicos são menores.
Gás Natural
O gás natural é um combustível fóssil resultado da decomposição de matéria orgânica que foi soterrada a grandes profundidades há milhões de anos. Para encontrar um reservatório de gás natural, é preciso muita pesquisa. Geralmente, os reservatórios estão associados a reservas de petróleo, são necessários estudos geológicos e a perfuração de poços exploratórios. Encontrados as jazidas, começa a extração do gás, que normalmente chega á superfície misturado ao óleo e a água. Ainda há plataformas, esses três elementos são separados. Depois o gás natural é enviado a unidade de processamento, onde seus componentes são separados e dão origem a vários produtos, que servem de matéria prima a indústria química, ou combustível, para termelétricas,