Mary parker follet
A escritora norte americana não foi tão conhecida em seu tempo e, ainda hoje, passa despercebida por grande parte da população. No entanto, aos que conhecem o seu trabalho e as suas obras, sabem que Mary Paker Follet contribuiu muito para a sociedade, com escritos inigualáveis, principalmente sobre liderança. Autora norte-americana que tratou de diversos temas relativos à administração, na chamada Escola das Relações Humanas ficando conhecida como a “profetisa do gerenciamento”.
Formou-se em filosofia, direito, economia e administração pública e foi autora de três livros.
Suas idéias de construção da cidadania são tão avançadas que, publicadas em 1920 são hoje consideradas futuristas.
* Algumas citações de Mary
"O líder mais bem-sucedido é aquele que tem uma visão do que ainda não foi realizado."
"Ouvimos repetidas vezes no passado: 'Um líder não é feito. Ele nasce líder."
"A responsabilidade é a maior incentivadora do desenvolvimento dos homens."
“O verdadeiro líder não tem seguidores, mas pessoas trabalhando com ele.”
Dentre os seus diversos trabalhos vamos abordar dois dos conceitos mais importantes: a lei da situação e a solução integrada.
Lei da Situação
Um dos aspectos mais originais da concepção de Follett foi a Lei da Situação: "uma pessoa não deve dar ordens a outra pessoa, mas ambas devem concordar em receber ordens da situação". É a situação concreta que deve governar as ordens a serem dadas e a atenção que as pessoas darão a essas ordens. Esse processo deve estar completamente isento da interferência pessoal dos chefes, sendo a situação real determinante do que é certo ou errado.
Assim, para ela "toda decisão é um momento de um processo" e se torna importante somente dentro do contexto desse processo. Qualquer pessoa dentro da organização é considerada importante na medida em que intervém para tomar uma decisão dentro de um processo geral e não por fazer parte da hierarquia.