Marxismo
2013
Sumário
I. Introdução......................................................................................04 II. Desenvolvimento...........................................................................05 III. Conclusão......................................................................................07 IV. Referências Bibliográficas.............................................................08
Introdução
Neste será apresentado os ideais Marxistas, e o próprio dito Marxismo, o qual tem como seus idealizadores, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, e o teórico revolucionário alemão Friedrich Engels.
Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideias de Hegel.
Desenvolvimento
Ideias marxistas
Segundo Marx, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.
Marxismo
Baseado na concepção materialista e dialética da História, o Marxismo interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí consequentes. O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.
A luta comunista se resume à emancipação do proletariado por meio da liberação da classe operária, para