Marxismo
O pensamento marxista fundamenta-se na critica das relações da sociedade capitalista, em relação à classe do proletariado, tornando importante retomar a importância da coletividade nas ações, visto que as mudanças históricas se efetivam mediante as ações do homem, mas para isso Marx coloca a necessidade de compreender para alem da realidade social instituída, segundo ele, fruto de relações de poder entre dominantes e dominados o que rebate em lutas de classes presente em nossa sociedade.
Marx propõe uma sociedade diferente, livre das contradições de classes sociais e exploração de trabalho, sobre a visão de Marx, o homem trabalhador e visto como objeto de valor perante a sociedade capitalista, onde o mesmo e explorado vendendo suas forcas de trabalho sendo pouco remunerado pelos seus esforços. Dentro deste contexto que Marx desenvolve uma teoria a Mais Valia que significa maior lucro, pois e neste momento que a classe capitalista compra a força de trabalho de seu empregado, nascendo neste momento a exploração capitalista, acumulações de riquezas através do trabalho excedente não pago, pois para Marx o trabalhador só recebe parte de seu salário e não o que realmente eles mereciam pelos seus esforços e dedicação.
O capitalista ao pagar o salário aos trabalhadores, nunca paga a este o que eles realmente produziram. O excedente de valor produzido que não e devolvido para o trabalhador, e apropriado pelo capitalista, isso que Marx define como mais valia. (Miosina, 1994, P 79) Sendo Marx um defensor da classe operaria, no entanto propõe ele uma nova sociedade sem divisão de classes e menos desigualdade social onde todos os indivíduos teriam direitos iguais economicamente, politicamente e socialmente dentro da sociedade, onde a lei seria igual para todos, decisões