A segurança da informação
Disciplinas: Administração do Sistema da Informação
Alunas: Aline Fernandes, Andréa Oliveira, Gislaine Ribeiro e Luciene Ellen
Professora: Mônica Data: 27/10/2010
Dissertação: “A segurança da informação nas empresas que utilizam comercio eletrônico”
A segurança é um dos aspectos mais importantes, senão o mais importante no que diz respeito ao comércio eletrônico. A segurança é importante tanto para o usuário na qual fornece dados pessoais e financeiros relevantes, quanto para a organização que disponibiliza o serviço, pois é de sua responsabilidade garantir a credibilidade dos dados enviados e a confiabilidade referente ás informações relativas ás seus clientes.
As falhas na segurança ocorrem habitualmente pelas ocorrências de desastres, que podem manifestar-se de diversas maneiras, podendo ser naturais (relâmpago, terremotos, incêndios), ou não naturais (tecnológicos; manifestando falhas no sistema ou humano; como acessos indevidos, roubos e sabotagens).
Os tipos de ameaças que mais pode prejudicar as transações de comercio são: acessos não autorizados, alteração dos dados e negação do serviço. A segurança do comércio eletrônico refere-se basicamente a assegurar que dados armazenados em um computador ou ate mesmo mensagens transferidas não sejam lidas ou alteradas. Nesse caso uma das medidas implantadas é a encriptação de dados e a password; a encriptação é a transformação de dados para uma forma ilegível, na qual não se tem o acesso ao menos se o usuário possuir o mecanismo de descodificação e a password é uma identificação do usuário podendo ser uma palavra ou frase secreta que possibilita ao usuário o acesso ao programa ou sistema.Existem dois tipos de sistema de encriptação: o simétrico onde uma mesma chave é utilizada para codificação ou descodificação, e o assimétrico que utiliza duas chaves, uma pública para codificar as mensagens e outra privada para a descodificação. São sistemas deste