MArx
Marx procura mostrar através de suas publicações, tais como o “ManifestoComunista”, como o operário se tornou alienado quanto aos meios de produção e politicamente. Visto que o Estado liberalista que se dizia imparcial era representado apenas pela classe dominante, ou seja,a burguesia. O marxismo se propunha como opção libertadora do homem alienado.
No capitalismo, o operário não possuí nada, sendo assim, é obrigado a sobreviver da sua força de trabalho, ele o faz emtroca de salário. Dessa forma, no capitalismo, a força de trabalho se torna uma mercadoria. Apesar de outros economistas já terem percebido que o valor das mercadorias dependia do tempo de trabalhogasto na sua produção, Marx foi mais além: Segundo o pensador, a valorização da mercadoria se dá no âmbito de sua produção, e assim surge a mais-valia. A mais valia é o termo empregado por Karl Marxque se dá pela diferença entre o valor da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor de trabalho, essa seria a base do lucro dos capitalistas.
Para Marx, a história dahumanidade é a história da luta de classes, da constante disputa por interesses que se opões, mesmo que não se manifeste sob a forma de conflito declarado. Foi assim que surgiu o capitalismo econsequentemente originaria o comunismo. Já que indivíduos de uma mesma classe partilham uma situação de classe que lhes é comum, incluído valores, comportamentos, regras de convivência