Marx
“Os filósofos limitam-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modifica-lo”. Karl Marx
Karl Marx
Biografia:
Karl Marx nasceu em 1818 e faleceu em 1883 em consequência de uma bronquite e problemas respiratórios, foi um genial pensador do século XIX, filosofo, historiador, jornalista, cientista e revolucionário alemão.
Principais Ideias: O Marxismo é o conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais. Sua busca é quanto a transformação da vida social conforme a dinâmica da luta de classes e a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico. Como salientado na aula pela professora Liana, Karl, busca um método filosófico para combater as ilusões da consciência e assim libertar o homem. O Marxismo se baseia no materialismo e o socialismo científico, constituindo ao mesmo tempo uma teoria geral e o programa dos movimentos operários, sendo assim ele une a teoria com a prática. Em favor desta nova visão há duas bases: o materialismo dialético e o materialismo histórico, o primeiro coloca a simultaneidade da matéria e do espírito, uma evolução concebida como “desenvolvimento por saltos, catástrofes e revoluções”, graças a “negação da negação” (dialética). Esta dialética marxista parte de que “todo momento histórico gera contradições”. Ele irá focar no plano econômico, nas questões sociais e na maneira como isso gera/acontece, ou seja, como influenciará o homem em sua totalidade.
As ideias de karl Marx, ultrapassou as ideias de seus precursores, se tornando uma corrente política-teórica que abrange uma ampla gama de pensadores e militantes. Os principais conceitos de sua teoria, são: Classes sociais, modo de produção, luta de classes, mais-valia e a ditadura do proletariado.
- Luta de classes – força motriz por trás das grandes revoluções na história. Ela teria começado com a criação da propriedade