MARX E A QUESTÃO PRINCIPAL DO CAPITALISMO
Karl Marx faz criticas ao capitalismo, sua ideologia propôs a alternativa socialista para substituir o Capitalismo. O marxismo segundo Karl, o capitalismo encerra uma contradição fundamental entre o caráter social da produção e o caráter privado da apropriação, que nos traz uma incompatibilidade irredutível entre as duas classes principais da sociedade capitalista: a burguesia e o proletariado, ou seja, o empresariado e os assalariados.
O caráter social da produção traduz pela divisão do trabalho, a organização metódica existente no interior de cada empresa, que impõe aos trabalhadores uma atuação coordenada e solidificada, então os meios de produção constituem na propriedade privada do capitalista. Segundo o marxismo, o que cria valor é a parte do capital investida em força de trabalho, isto é, a capital variável. A diferença entre o capital investido na produção e o valor de venda dos produtos, a mais-valia (lucro), apropriada pelo capitalista, não é outra coisa além de valor criado pelo trabalho.
Segundo os Marxistas, o sistema capitalista não garante meios de sobrevivência a todos os membros da sociedade. Pelo contrário, é condição do sistema a existência de uma massa de trabalhadores desempregados. Na verdade, o trabalhador produz mais do que foi calculado, ou seja, a força de trabalho cria um valor superior ao estipulado inicialmente. Esse trabalho excedente não é pago ao trabalhador e serve para aumentar cada vez mais o capital.
Critica de Marx ao sistema capitalista
A teoria da mais-valia de Marx resolve o mistério de como o trabalho é explorado na sociedade capitalista. Vamos resumir todo o processo em frases curtas:
• O sistema capitalista se ocupa de artigos para a venda, ou mercadorias;
• O valor de uma mercadoria é determinado pelo tempo de trabalho socialmente necessário encerrado na sua produção;
• O trabalhador não possui os meios de produção (terra, ferramentas, fábricas,