contabilidade
A contabilidade vem de um desenvolvimento histórico com relação as mudanças da sociedade, em seus meios de produção e distribuição da riqueza, através de mudanças que foram acompanhadas pela evolução das formas de conhecer assuntos importantes a ela relacionados. O principal conceito de contabilidade envolve o estudo do patrimônio das entidades, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando o setor econômico e financeiro que afetam essas entidades.
Segundo Nunes, Antônio Carlos, Contabilidade básica para pequenos e micro empresários, 2005. “Hoje a função do contabilista não se restringe ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para empresas informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores. O profissional vem ganhando destaque no mercado em Auditoria, Controladoria e Atuarial.”
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
• Entidade: este princípio estabelece que o patrimônio da entidade não se confunda com o dos seus sócios ou acionistas, ou proprietário individual.
• Qualificação e Quantificação dos bens Patrimoniais: os componentes do patrimônio da entidade deverão ser diferenciados quantitativa e qualitativamente, sendo sucessíveis de expressão em termos físicos e monetários.
•