Marmore e granitos- diferença
O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo, feldspato e mica, tendo como minerais característicos frequentes moscovite, biotite e/ou anfíbolas. Tem como características ser resistente, pois é muito bastante e resistente a absorção de água ao desgaste abrasivo e a o ataque químico por isso se torna durável, consegue receber um bom acabamento e agrega valor a construção. O granito no Brasil se encontra em maior abundância, barateando o seu custo; também é um material mais resistente devido à sua composição que já foi comentado.
Já o mármore é rocha metamórfica originada do calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. O mármore é uma rocha explorada para uso em construção civil. Tem como característica um bom acabamento e agrega valor a construção. Mas não é tão resistente, pois é mais mole e menos resistente que o granito portanto pode riscar facilmente e é mais suscetível ao desgaste e a manchas que deixarão o revestimento com aparência de ser muito mais velho que a realidade, e é facilmente atacado por soluções ácidas. O mármore se torna mais caro devido à sua extração e abundância. O mármore mais caro é aquele que é exportado ou que tem menor oferta.
Tipos de rochas da nossa região
Nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, onde os terrenos são mais antigos, predominam as rochas cristalinas (que incluem as metamórficas e as magmáticas)
No Rio Grande do Sul existe praticamente todo tipo de rocha, das mais variadas idades e origens. O estado apresenta uma história geológica interessantíssima. É um dos maiores produtores brasileiros de pedras preciosas e um dos mais importantes produtores mundiais de duas delas, ágata e a ametista. A produção gaúcha é grande mas se apoia em apenas três gemas: ametista, citrino e ágata, todos variedade de