Markx
ARON, Raymond. Marx. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Analisar os textos de Karl Marx é um tanto complexo devido as diversas interpretações feitas por outras doutrinas que se denominam “marxistas”. Porém, um interpretação não é exatamente o que Marx pensava, apenas uma releitura. Nem Marx tinha ma ideia certa do que é o regime socialista e pregava que o homem não podia prever o futuro. Karl Marx era sociólogo e economista do capitalismo da época e por vezes seus textos se contradiziam.
Mesmo não acreditando que o futuro poderia ser previsto, a evolução do capitalismo era inevitável e seu objetivo era demostrar isto científicamente nas sociedades modernas e industriais, diferentes das sociedades militares e teológicas.
A sociedade capitalista atual se caracteriza pela divisão das classes sociais em dois grupos, os operários e os empresários, ou segundo o marxismo, os proletariados e os capitalistas. A partir dessa divisão, os capitalistas (burgueses) criam grandes meios de produção em massa, aumentando suas riquezas e deixando o restante (proletariados) na miséria. Os proletariados, que são a maioria da sociedade, serão os que desencadearão uma crise revolucionária que marcará o fim da divisão de classes da sociedade capitalista.
Sem o conflito de ideias de Marx, logicamente o capitalismo provocaria o fim da política e do Estado, pois eles só existem enquanto uma classe oprimir a outra. Contraditório a isso, com i fim das classes sociais o Estado teria o domínio total. Marx está interessado justamente nesta contradição e não em solucioná-las.
Concluo que a ideia de Marx é justamente demonstrar a contradição, e a revolução que resultará autodestruição inevitável da sociedade moderna. Seus textos geram discussões e comentários