Markting Farmaceutico
UNIP Universidade Paulista : DisciplinaOnline Sistemas de conteúdo online para Alunos.
Marketing Farmacêutico
O marketing farmacêutico é uma ferramenta essencial ao sucesso profissional, mas muitas vezes mal interpretada. Para melhor entendimento fica mais fácil definir o que não é marketing: não é publicidade, não é vendas, não é enganar o cliente e não é vender algo a qualquer preço.
O mercado farmacêutico é muito particular, pois existem resoluções que normatizam a informação, existe a ANVISA, a população passou a ter mais acesso a informação sobre os medicamentos, a biotecnologia presente nos produtos força que a informação seja embasada em dados seguros e confiáveis e os médicos e outros profissionais da área representam um público altamente especializado, além de ter áreas muito próprias que auxiliam ou dificultam o marketing farmacêutico como a farmacovigilância, a farmacoeconomia e a pesquisa clínica.
Conhecendo os Principais Clientes
Pacientes
É sabido que a expectativa de vida das pessoas tem aumentado e que o conceito de sustentabilidade e qualidade de vida vem cada vez mais sendo valorizado, e isto não diferente para os pacientes que estão inseridos no mercado farmacêutico.
Além disso, essas pessoas têm necessidade de maiores informações, de produtos, de serviços e sabem seus direitos, consequetemente são mais exigentes, dispoem de menos tempo e usam mais a internet. Isto implica em busca de menores preços e serviços mais valorizados e tratamentos mais personalizados. Para se trabalhar com esse tipo de cliente é necessário:
Ø Site informativo;
Ø Palestras;
Ø Descontos em farmácia;
Ø Prestação de serviços = ligação médico + paciente com folhetos informativos/cupons; Ø Serviços voltados a qualidade de vida e a doenças “sociais”;
Ø Serviços direcionados a “PREVENÇÃO”.
Médicos