marketing telemoveis
Comportamento do consumidor
A compra de um telemóvel é uma compra complexa, caracterizado por elevado envolvimento por parte do comprador e elevada diferenciação entre as escolhas de produto. Geralmente é associado a um longo ciclo de compra, em que as escolhas do comprador são percebidas como significativamente diferentes. Encontram-se nesta categoria as compras pouco frequentes e/ou dispendiosas, e quaisquer compras que sejam percebidas como de elevado risco.
A política de preço deve estabelecer uma diferença de preço entre o produto da própria empresa e o da concorrência. Podem agrupar-se as características do produto para aumentar o valor percepcionado. A complexidade é aceite nos catálogos de preços. Os clientes têm de ter conhecimento sobre os produtos para efectuar a compra, e não há nada de mais em os fazer passar por um processo de aprendizagem, também relativamente aos preços.
Considerar o preço no contexto do conjunto da linha de produto. O preço dos produtos pode ter de ser fixado ao mesmo nível ou mesmo abaixo do custo porque são necessários para a linha.
A fixação de preço de linha de produto dispõe de um conjunto de opções de produto ao longo de uma linha, oferecendo ao consumidor um conjunto lógico de opções que variam desde a menos dispendiosa até à mais dispendiosa, com o aumento de características correspondente ao aumento de preço. A dimensão do intervalo de preços entre artigos é importante. Intervalos pequenos podem atrair o consumidores a modelos de preço mais elevado, mas demasiadas opções podem tornar-se confusas, ao passo que muito poucas opções podem criar oportunidades para os concorrentes. (Fonte: http://qitech.no.sapo.pt/proj2_10.html)
A decisão de compra
Os planos de marketing devem ser baseados nas forças psicológicas e sociais que influenciam o comportamento do consumidor. Assim, na base do processo de decisão dos consumidores estão duas forças fundamentais:
Factores