Marketing social x Filantropia
O termo é empregado para descrever o uso sistemático de princípios e técnicas orientadas para promover aceitação de uma causa ou idéia. Tem como objetivo principal transformar a maneira pela qual um determinado público-adotante percebe uma questão social e promover mudanças comportamentais visando melhorar a qualidade de vida de um segmento populacional.
O Marketing Social apropria-se de conhecimentos e técnicas mercadológicas, adaptando-se à promoção do bem estar social. Trabalha-se com objetivos claramente definidos, metas mensuráveis, pesquisas e avaliações quantitativas e qualitativas, além de desenvolvimento de tecnologias sociais para segmentos específicos. Busca posicionar na mente dos adotantes as inovações sociais que pretende introduzir, implementa estratégias, cria, planeja e executa campanhas de comunicação para satisfazer necessidades que não estão sendo atendidas, estabelecendo novos paradigmas sociais.
Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outras pessoa, e o termo é de origem grega, que significa "amor à humanidade". Filantropia é a atitude de ajudar ao próximo, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro, e etc.
Filantropia também pode ser definida como doar a organizações humanitárias, pessoas, comunidades, ou trabalhar para ajudar os demais, direta ou através de organizações não governamentais sem fins lucrativos, assim como trabalhar voluntariamente para apoiar instituições que têm o propósito específico de ajudar os seres vivos e melhorar as suas vidas.
O conceito de filantropia é muito difundido hoje em dia, e relacionado erroneamente ás ações de responsabilidade social das empresas. Filantropia está muito mais ligado ao Terceiro Setor, que é fazer