Marketing ramo funerário
Rosana Rocha Siqueira
1
Mestranda PRODEMA, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – UFS Universidade Federal de Sergipe
Servidora do IFS (Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia de Sergipe) – e-mail: hosanalilas393@yahoo.com.br
Resumo: Este artigo busca observar as estratégias de marketing realizadas por empresas do ramo funerário da cidade de Lagarto/SE, com vistas a observar as novas dinâmicas do mercado funerário diante de clientes cada vez mais exigentes. Neste sentido, realizou-se pesquisa exploratória de campo, em três empresas funerárias da cidade de Lagarto/SE. Percebe-se que as estratégias exitosas são aquelas que conquistam o público são aquelas capazes de mudar hábitos e não fazem alusão diretamente à morte.
Palavras–chave: ADMINISTRAÇÃO, ESTRATÉGIAS, FUNERÁRIAS, MARKETING
1. INTRODUÇÃO
Mesmo diante dos avanços dos estudos em administração, ainda é incipiente a publicação de pesquisas que tratem da gestão e administração de empresas do ramo funerário, ainda que, a cerca de
15 anos seja observado no Brasil o crescimento do ramo denominado de “organização de assistência à família”(mais adequado às estratégias de marketing), no sentido de ampliação dos serviços antes prestados somente por funerárias tradicionais.
Tal progresso deve-se à indústria nacional aliada à união de empresários do setor funerário que fortalece a profissionalização e a ampliação do portfólio de produtos e serviços expandindo-se até para serviços de apoio a convalescência. A formulação de criativas estratégias de marketing também colaboram para a expansão deste ramo de negócios.
Neste contexto Kotler e keller (2006, p.4) consideram que “o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais”, envolvendo-se a perspectiva de lucro, oferta e valorização de produtos e serviços.
Segundo informações do Centro de Tecnologia de Administração Funerária (CTAF) o