marketing promocional
1. Introdução
O marketing é essencial para o crescimento e sucesso de qualquer empresa. Entendê-lo e saber usar cada uma de suas ferramentas é fundamental para administrar um negócio. Não se trata apenas de uma maneira de fazer vender produtos ou serviços, consiste em fazer da empresa a mais eficaz no mercado, superando concorrentes e integrando todas as ações de marketing, satisfazendo a necessidade do consumidor alvo. Tem que integrar o produto (ou serviço), o preço, a distribuição e a comunicação de forma eficaz, para satisfazer os desejos dos públicos alvos.
Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros (...) a parte mais importante do marketing não é vender! Vendas são a ponta do iceberg do marketing (KOLTER, p. 4, 2006).
O marketing atual, portanto, consiste em ser mais do que comunicação e venda. Hoje, é de extrema importância satisfazer as necessidades do mercado por meio de oferta de produtos e serviços (processo de troca). Para suprir essa necessidade do consumidor tem que se tomar ações, para incentivar a compra, a fidelização do consumidor e ativar a marca em suas mentes. Nesse cenário que entra o marketing promocional.
Com o objetivo de promover a imagem da empresa, essa atividade de marketing oferece ofertas temporárias de incentivo de compra, uso ou experiência de marca. Situam-se entre a venda imediata e a ativação perante seu público alvo. Tem o objetivo de incrementar a percepção por meio de técnicas promocionais, pontos de contato que irão ativar a compra, o uso, a experiência de produtos e serviços, criando uma fidelidade entre consumidor e empresa (AMPRO, 2012).
1.1 Ferramentas do Marketing Promocional
Como visto, o marketing promocional visa a experimentação do produto, seu uso, criar uma experiência com o cliente que irá fidelizar a marca e,