Marketing pessoal
No mundo globalizado, o Marketing Pessoal vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. O termo surgiu nos Estados Unidos na década de 50. Aqui no Brasil, as pessoas estão atentas ao tema.
Ter uma imagem atrativa é um fator altamente positivo para o profissional e sua carreira. Simpatia, inteligência, ética, segurança, são algumas características de um bom Marketing Pessoal.
Nos tópicos a seguir, falaremos sobre o seu desenvolvimento, como podemos melhorá-lo e, qual a sua importância nas empresas atualmente.
1.1 – O QUE É MARKETING?
Não podemos falar de marketing pessoal sem antes compreender o conceito de marketing em toda sua amplitude, uma vez que o marketing pessoal é apenas uma ferramenta derivada desse conceito.
Podemos conceituar marketing como sendo um conjunto de estratégias ou ações visando promover lançamento, desenvolvimento e sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.
Podemos entender que é o ato de aproximar o consumidor de um determinado produto ou serviço, oferecendo a ele o produto certo, na hora certa e com preço adequado. Para que o marketing tenha o efeito desejado é essencial conhecer quem são os clientes do produto ou serviço que será oferecido.
Dentre diferentes tipos de marketing destacamos o Marketing Pessoal.
1.2 – O QUE É MARKETING PESSOAL?
Marketing Pessoal pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.
Um dos objetivos do marketing pessoal é proporcionar aos profissionais, independentemente do nível ocupado, a possibilidade de manter sua posição no emprego ou conquistar novas oportunidades, utilizando técnicas e ferramentas adequadas.
Essas técnicas são baseadas em características pessoais como educação,