marketing pessoal
De maneira geral, o marketing é a estratégia que visa estimular nos indivíduos e grupos o processo de troca de produtos e valores, uns com os outros, com a finalidade de obterem aquilo que desejam e de que necessitam, satisfazendo assim suas necessidades.
Assim, o conceito central do marketing é a troca, podendo ser definida como o ato de obter-se um objeto desejado dando alguma coisa em retribuição. Já para o marketing pessoal o conceito central é a transformação. Nesse caso é analisada a imagem e as características que o aspirante possui, assim como aquelas desejadas pelo setor, e promove as transformações necessárias para aproximar os dois lados e desta forma possibilitar a troca. A transformação de imagem promove mudanças de atitudes, hábitos, comportamento, valores e desejos.
Outra definição interessante é a de que o marketing é toda a atividade de um negócio que leva o produto ou serviço a ter o consumidor final.
De forma análoga, o marketing pessoal é toda estratégia que leva a imagem do profissional (produto, pessoa) até o consumidor final, o cliente, que no caso do produto pessoa pode ser o patrão, os clientes, a família, os amigos, etc.
Dessa forma, outro conceito importante para o desenvolvimento do marketing é o das necessidades humanas, que são estados de carência percebidos. Estudos demonstram que após cada necessidade satisfeita surge imediatamente outra. Ou seja, há sempre uma ou mais necessidades esperando serem satisfeitas. Abraham Maslow estabeleceu uma pirâmide que classifica as necessidades humanas quanto a urgência, em ordem crescente. Para que seja alcançada a auto-realização as necessidades devem ser satisfeitas dos níveis mais baixos para os níveis mais altos.
Dedicar parte do tempo a identificar o público de interesse, nos quais as ações estão focadas e as necessidades e desejos desse público é ação imprescindível para o desenvolvimento da correta estratégia de marketing. A meta deve ser o encantamento dos