Marketing Pessoal
O marketing pessoal é a utilização das ferramentas de divulgação e promoção de produtos para realizar as mesmas tarefas com determinada pessoa: Identificar e atender as necessidades do mercado de modo competitivo, equilibrado e permanente.
As ações das pessoas devem ser condizentes com o objetivo a ser atingido e com a imagem que está sendo transmitida, pois o marketing pessoal não é educar ou conscientizar o publico sobre determinada figura, pois o foco do marketing pessoal está no que é oferecido: “nos valores, posições oferecidas”.
Os valores pessoais devem ser alinhados com a imagem que está vendendo para ganho de credibilidade. Um exemplo é o político que não tem uma vida baseada em princípios éticos que tenta vender uma imagem justa.
Como em toda aplicação o marketing deve desenvolver: popularidade + credibilidade + atratividade. Como no marketing de produtos, existe o processo de venda e pós-venda do marketing pessoal, da imagem que é ofertada.
Deve-se traçar uma estratégia detalhada, relacionando as ferramentas, meios de comunicação e ações a serem desenvolvidas para o posicionamento perante o publico alvo. Os passos para promoção pessoal :
•
Identificação de intenções, objetivos e potencial: Na atividade de marketing tudo parte do objetivo de produzir um valor para o mercado, no marketing pessoal, isso se equivale a uma exploração inicial de intenções de alguém e de seus objetivos mais imediatos, e evidentes ao potencial da concretização dessas propostas.
•
Identificar o seguimento de mercado: Ninguém precisa da aprovação de todos; mas e necessário, que se obtenha a aprovação de um grupo especifico suficientemente numeroso para amparar as pretensões existentes.
•
Desenvolvimento da identidade: Decorrência de itens objetivos da própria pessoa
(idade, sexo, credenciais, qualidades).
•
Desenvolvimento da Imagem: A imagem é feita de percepções nas demais pessoas. A construção de uma imagem