Marketing pessoal
PROFESSORA:
PARTICIPANTES:
ELISANGELA FERREIRA LEME – RA 299089
ELISETE FERREIRA LEME- RA 299090
JOSÉ FERREIRA DA SILVA SOBRINHO - RA 300094
VALDELICE MARIA ROSA- RA 299176
Santo Anastácio, 14 de junho de 2011
ETAPA 1
MUDANÇAS HISTÓRICAS
Vivemos num momento mundial de incertezas, mudanças e fortes ameaças no mercado mundial. Economias historicamente dominantes no cenário mundial (como por exemplo os EUA) começam a perder espaço para os eternos países considerados emergentes, que já possuem até uma sigla própria “BRIC” (Brasil, Rússia, India e China).
AMEAÇAS E INCERTEZAS
Fica a pergunta: Até que ponto o enfraquecimento econômico dos EUA afetará o mundo?
Poderá ocorrer uma crise mundial?
O fato dos EUA terem sido considerados e vistos como super-potência por décadas criaram o rótulo de “donos do mundo”. O domínio mundial era visto com algo interminável e irreversível. Do outro lado, vem a “bola da vez” China, amada por muitos e odiada por outros tantos por ter mão-de-obra abundante e barata e estar derrubando os mercados globais com seus produtos “Made in China”.
Mas, como diz o ditado: “De certo no mundo, só as mudanças”
E AS EMPRESAS?
Pode parecer dissonante... O que as nossas empresas sofrem com essas mudanças todas?
Precisamos ter a consciência de que embora possamos ser micro e pequenas, ou mesmo que sejamos uma empresa de grande porte, não é mais possível pensar e atuar apenas no mercado local. Barreiras geo-políticas estão sendo quebradas. Capitalismo ou Socialismo já não importam mais. A China cresce assustadoramente por ter saído de um regime comunista totalitário para um regime mais aberto. Podemos ser empresas locais, mas nosso pensamento deve ser globalizado. Nossa cultura precisa mudar. Fomos um país “explorado” e não “colonizado” por séculos. Muito da nossa riqueza