Marketing esportivo
Este artigo visa captar as lições de Sun Tzu e de Miyamoto Musashi para compreender o conceito de Estratégia na Gestão de Projetos Empresariais. Este artigo está dividido em duas partes, onde a primeira visa entender o conceito de Estratégia cunhado por Sun Tzu e por alguns dos principais autores ocidentais modernos, bem como verificar o que se pode aplicar na GPE, e a segunda objetiva captar as principais contribuições do samurai japonês, Miyamoto Musashi, bem como identificar similaridades com Sun Tzu.
Introdução à Arte da Guerra e aos Objetivos quanto à Gestão de Projetos Empresariais
No prefácio do livro, A Arte da Guerra, James Clavell relata que Sun Tzu nasceu no estado de Ch’i aproximadamente 500 a.C., e que seus breves treze capítulos chamaram atenção do Rei Ho Lu, de Wu, que o nomeou seu General. O objetivo de Sun Tzu foi ilustrar algumas receitas para conquistar a vitória em qualquer tipo de conflito (bélico, comercial, interpessoal etc.). Além disso, mostrava que o método mais eficiente (em termos de economia de recursos e prevenção de desgastes) consistia na quebra da resistência do inimigo sem ter que efetivamente lutar; ou seja, obter a vitória com a “espada embainhada”. Uma vez que os ensinamentos seriam válidos em qualquer ocasião, os objetivos desta primeira parte do trabalho são: (a) entender o conceito de Estratégia de Sun Tzu, (b) percorrer os conceitos de Estratégia concebidos por alguns dos principais autores ocidentais modernos e (c) verificar o que se pode aplicar dos ensinamentos de Sun Tzu na Gestão de Projetos. O que se quer de fato é entender o conceito de Estratégia para aplicação na Gestão de Projetos, uma vez que, não só a Empresa, mas os Projetos devem traçar suas próprias estratégias de desenvolvimento.
O primeiro capítulo intitulado “Preparação dos Planos” chama atenção para o fato de Sun Tzu ter observado que o General deve planejar de forma meticulosa, ou “fazer muitos cálculos” antes de partir para a execução do