Marketing Esportivo
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
MARKETING ESPORTIVO:
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
ILTON TEITELBAUM
Orientador: Prof. Dr. Fernando Bins Luce
Porto Alegre, fevereiro de 1997
i
DEDICATÓRIA
Esse é um trabalho que começou a nascer no verão de 1991, quando, durante uma caminhada nas — nem tão lindas, mas sempre minhas — areias de Capão da Canoa, uma frase me veio à cabeça: “sem grana a bola não rola”. Desde então, muita coisa aconteceu. Documentos foram gerados, o estudo uniu teoria à intuição e, ser gregário por definição, tive a oportunidade de conviver com muitas pessoas.
Como escrevi certa vez, a gente nasce e cresce. Conhece gente e mais gente. Gente conhecida, gente amiga, gente namorada. E gente que nem gente é. Mas tem gente que sempre está com a gente. E é exatamente a esta gente que dedico mais este passo. Algo que, é verdade, não se trata do trabalho de uma vida, mas que não deixa de ser uma etapa muito importante, que agora se vê cumprida.
Dedico essa dissertação aos meus pais, Bela e Mario, por tudo — pelos ensinamentos, pela compreensão nas idas e vindas, pelo amor, pela dedicação, pela cooperação — mas, principalmente, pelo desejo de realização e pelo senso de ética que souberam ensinar e estimular. À minha irmã, Marlize, eterna conselheira e amiga de todas as horas, e ao meu irmão, Oscar, com sua forma toda particular de demonstrar que gosta de alguém, pela paixão que me transmitiu pela busca de informação e pelo amor que me fez ter ao esporte em geral e, em particular, ao Sport Club Internacional.
Aos meus cunhados, Rogério e Nara, por toda a colaboração e amizade demonstradas em todos esses anos de vida familiar.
ii
Em especial, dedico à minha avó, Dona Raquel, que — como ela diria — não pôde “alcançar” este momento, mas que, mesmo não me convencendo de que o dia é melhor que a noite, soube, e muito