Marketing Digital
Estar à frente do mercado, hoje, é sinônimo de antecipar e dominar as tendências dele, para melhor atender seus os clientes. Vimos que a sociedade mudou, o mercado mudou, o consumidor mudou. Por tanto o marketing também precisa mudar, desenvolver novas tecnologias, ferramentas e plataformas de ação para acompanhar e satisfazer o cliente que é o seu principal foco. Para Kotler, marketing digital descreve os esforços da empresa para informar, comunicar, promover e vender seus produtos e serviços na Internet (Kotler, 2006). As organizações utilizam o marketing digital para promover a sua imagem e vender seus produtos, já os clientes utilizam o mercado digital não somente para efetuar suas compras, mas também para postarem suas reclamações e insatisfações referentes ao produto adquirido ou serviços prestados por alguma organização.
Nesta conjuntura abordaremos as estratégias digitais, suas ameaças, as plataformas de ação, as tecnologias, as ameaças e oportunidades, os compostos de marketing e o estudo de caso da empresa Netshoes.
2 DESENVOLVIMENTO DO TEMA
2.1 Marketing digital
Para Kotler, marketing digital descreve os esforços da empresa para informar, comunicar, promover e vender seus produtos e serviços na Internet (Kotler, 2006). Existem vários tipos de empresas inteiramente virtuais. Os sites comerciais vendem todo tipo de produtos e serviços, com maior comodidade na compra, preço baixo etc. Entretanto, elas levam desvantagem em produtos que precisam ser examinados ou experimentados antes da compra.
2.2 Estratégias digitais de marketing
No contexto em transformação catalisada pelo digital, vimos que a sociedade mudou, o mercado mudou, o consumidor mudou. Portanto, o marketing também precisa mudar, levando em consideração esse novo cenário e as novas ferramentas e plataformas de ação que com ele se tornam disponíveis.
Por outro lado, lembrando a clássica definição de Kotler para marketing –