Marketing digital
TRABALHO – DESENVOLVIMENTO DE GERENTES
REFLEXÃO: COMO AS EMPRESAS PODEM DESENVOLVER LÍDERES
A liderança tem sido um dos tópicos mais importante e discutido no mundo corporativo, em razão dela estar presente constantemente na nossa vida seja a pessoal ou profissional. Se pensarmos na liderança de um país, ela determinará o tipo de política que será adotada, as decisões de guerra ou paz, irá definir a economia, ou seja, influenciará totalmente a forma como as pessoas irão viver.
Pensando na liderança organizacional, vemos o impacto que ela pode causar na cultura da empresa, no desenvolvimento de seus colaboradores, na entrega dos resultados e, consequentemente, na sustentabilidade do negócio. No entanto, alguns estudos presentes no livro “Leadership: Enhancing the Lessons of Experience” mostram que:
• 50% a 75% das lideranças (média gerencia) apresentam uma incompetência na execução de suas atividades;
• 50% dos CEOs são demitidos por baixa performance em 3 anos;
• Nas pesquisas de avaliação de desempenho, mais de 75% das pessoas disseram que a parte mais estressante de seu trabalho é a relação com o chefe direto;
• Um estudo publicado pela Harvard Business Review mostrou que apenas 30% dos negócios apresentavam um clima de trabalho saudável e respeitoso entre líderes e liderados.
Olhando para essas estatísticas, percebemos que há mais chefes que são os gerentes que mandam fazer, que não se preocupam em se comunicar com os seus liderados e quando o faz é com imposição, do que líderes que incentivam, orientam, mostram o caminho e principalmente ajudam as pessoas a evoluírem.
O termo liderança é definido por diversos autores como a capacidade de influenciar pessoas para alcançarem um objetivo comum. Tendo como base essa definição, é possível avaliar a qualidade de um líder através da análise de dois fatores primordiais, sendo eles: a habilidade de unir pessoas, ou seja, de montar equipes, e a capacidade