Marketing digital
Nos últimos posts tenho falado muito nos termos B2B e B2C. Gostaria de mostrar a definição de cada uma dessas siglas e de outras parecidas.
Cada uma dessas siglas representa um tipo de business, estratégias de marketing. De qualquer forma não podemos continuar essas definições das siglas sem descrever o que originou essas divisões: o Ecommerce ou comércio eletrônico.
Definição de E-commerce
Ecommerce, ou e-commerce, ou electronic commerce, é o conceito de compra e venda de bens e serviços através de redes de computadores, como a Internet, cuja transação é realizada eletronicamente. Ao contrário do que todos possam pensar a atividade de Ecommerce não é apenas através da Web. O Ecommerce, na verdade, começou com transações comerciais antes mesmo da Web aparecer nos anos 90.
Agora que já temos o conceito principal de Ecommerce e um pouco de sua origem, precisamos falar um pouco sobre as suas divisões. Ecommerce pode ser dividido categorias, que representam como e com quem a transação será realizada.
Abaixo definiremos cada uma dessas divisões, são elas: * B2B – business-to-business * B2C – business-to-consumer * B2A/B2G – business-to-administration/Business-to-Government * B2E – business-to-employee * A2A/G2G – administration-to-administration / Government-to- Government (ex.: governo para governo) * A2B – administration-to-business * A2C – administration-to-consumer * C2C – consumer-to-consumer * B2C2 – Business-to-communities
Definição: B2B ou Business to Business
Empresas fazendo negócios com outras empresas, como por exemplo, fábricas vendendo para distribuidores, ou empresa prestando algum tipo de serviço para outra.
O volume desse tipo de negócio geralmente é muito maior comparado ao B2C e o preço aqui é baseado em quantidade do pedido e geralmente é bastante negociado. B2B é o típico caso de comércio por atacado, e o B2C já podemos considerar como o comércio por varejo.
Definição: