MARKETING DE RELACIONAMENTO E O SETOR HOTELEIRO - COMPRAS PELA INTERNET
PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU – MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
DISCIPLINA DE GESTÃO DE MARKETING ESTRATÉGICO
MARKETING DE RELACIONAMENTO, VENDAS PELA INTERNET E O SETOR HOTELEIRO
Tendo em vista não estar atuando em nenhum segmento de mercado, a decisão de utilizar o setor hoteleiro como organização e referência para estudo desse caso foi em virtude duma situação corriqueira que ocorre como consumidora, ao buscar serviços prestados por este setor.
A problemática que sempre se apresenta nessa busca, é a total falta de empenho de seus funcionários e gestores em executar a venda – principalmente quanto aos períodos sazonais de maior consumo1 – oferecer alternativas, responder às solicitações efetuadas, não acreditar no retorno desse hóspede (o pensamento de que por já ter estado naquele local turístico, dificilmente irá retornar), esquecer-se das indicações que podem ser fornecidas quando há um bom atendimento, enfim, um sem número de possibilidades que são perdidas pelo pouco interesse que observo demonstrarem por seus consumidores.
Existe um site na internet especializado em venda de pacotes turísticos a baixo custo – Hotel Urbano (www.hotel urbano.com.br) – que firma convênios com hotéis e pousadas, formalizando pacotes de diárias ou diárias e passeios para venda concentrada em seu site.
Ou seja, se desejamos ir à uma localidade, entramos no site, nos cadastramos e podemos solicitar o envio de opções ao nosso email ou mesmo fazer uma busca pelo próprio site.
O interessante não é somente o preço acessível que é feito em vista do valor padrão de diária de cada estabelecimento, mas o fato de que por este site, recebemos dicas de empresas hoteleiras, que até então eram por nós desconhecidas, afinal é impossível para uma empresa deste setor “adivinhar” quais são os consumidores interessados a viajar à sua localidade e que possam ser atingidos por sua propagando, por sua oferta. Além do fato de que nem sempre conhecemos alguém que já foi ao