Marketing ambiental: uma ferramenta estratégica para as organizações frente ao desenvolvimento sustentável
Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis – DCAC
Disciplina: Administração Mercadológica
Professor: Márcio Antônio Leal Costa
Marketing Ambiental:
Uma ferramenta estratégica para as organizações frente ao desenvolvimento sustentável
Cíntia Câmara Florêncio
Edeilton Moura Melo
Erivelton Souza Campos
Introdução
Jamais foi destacada com tanto fundamento a importancia da boa utilização dos recursos naturais para a sobrevivencia da humanidade que articula soluções com o desenvolvimento sustentável do planeta frente à expansão das capacidades produtivas e o acelerado crescimento demográfico.
Para Castro (1996), um meio ambiente equilibrado e auto-sustentável tem merecido atenção especial em recentes foros de discussão em várias partes do mundo. Onde procura-se harmonizar cada vez mais o relacionamento do homem com o meio ambiente através das legislações ambientais.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 realizada entre 13 e 22 de junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro evidencia a necessidade de se preocupar com as consequencias adversas da ação humana sobre o meio ambiente solicitanto políticas de compromisso entre as nações com o desenvolvimento sustentável rumo à economia verde.
As empresas pressionadas, ora pelo novo comportamento ecológico e ambientalmente consciente do consumidor ora pelas pressões legislativas e a realidade dos problemas ambientais enfrentados atualmente, encontram soluções na remodelagem de suas ações e destacam-se com o marketing ambiental, fazendo deste uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento da organização que agora vê nos cuidados ambientais a maior competitividade da empresa, o que segundo Castro (1996), está em atrair os consumidores internos, mais e consciente e a adequar-se às especificações de mercado com maiores exigencias ambientais, tendo em vista as exportações.
Desenvolvimento
“Normalmente, o marketing é