Maria Rozane - trabalho epidemiológico sobre o Tabagismo
445 palavras
2 páginas
Professora: Ana Paula1° semestre do curso de Enfermagem
Turma: Q
Trabalho Epidemiológico sobre o Tabagismo
Alunas: Maria Rozane Macedo dos S. Alves e Amanda Paolla Lima Nava.
Problemas com o tabagismo Desencadeia e agrava condições como hipertesão, diabetes e aumenta o risco de desenvolvimento de tuberculose e doenças cardiovasculares , bronquite crônica , enfisema pulmonar , derrame cerebral , câncer de pulmão e infarto.
Objetivo
Analisar a prevalência de tabagismo entre os moradores do setor Belos Vista , NC 12 , de acordo com o sexo e idade de 20 á 60 anos , bem como o perfil do hábito tabácico e que posteriormente venha á apresentar outros problemas de saúde.
Justificativa
Transmitir através deste levantamento á importância de se debater e trabalhar o tabagismo com a população , tema este que é negligenciado e encarado por grande parte da sociedade como algo natural, mesmo ele acarretando sérios problemas de saúde.
Infere-se á isso portanto que o tabagismo trata-se de um grave problema de saúde pública gerando consequências para os fumantes e não fumantes submetidos ao tabagismo passivo em ambientes tendo um risco de 30% maior desenvolvimento de câncer pulmonar , 25% maior desenvolvimento de doenças cardiovasculares além de asma ,pneumonia , sinusite , dentre outras.
O Tabagismo é um problema de saúde pública pois, os métodos de propaganda e marketing pra ser evitado não consegue dar conta do número de pessoas que se encontram dependentes do cigarro.
Público Alvo
Homens e mulheres jovens com menos de 30 anos e Senhores (as) com mais de 30 anos. Ao todo foram utilizados os dados de 10 pessoas para a pesquisa.
QUESTIONARIO FEITO PARA O PÚBLICO ALVO:
1- SEXO: F( ) M ( )
IDADE: MAIS DE 30 ANOS ( ) MENOS DE 30 ANOS ( )
2- VOCÊ FUMA CIGARRO?
( ) SIM ( ) NÃO, PAREI.
3- A QUANTO TEMPO VOCÊ FUMA OU FUMOU?
( ) DE 1 A 5 ANOS
( ) DE 5 A