Maria no Mistério do Cristo
E DA EUCARISTIA
Prof. Dr. Pe. Pedro Alberto Kunrath – PUCRS
Pe. Carlos Luiz Bacheladenski CM1
A vida da Igreja encontra no mistério eucarístico, “sacrifício, memorial e banquete”, a sua fonte inesgotável de graça para celebrar o sacramento da paixão, morte e ressurreição de Cristo, para viver a experiência do encontro pessoal com o Senhor, para construir a comunhão eclesial sobre o fundamento sólido da caridade e pregustar a glória futura das núpcias do Cordeiro. Na vida da Igreja, tudo culmina no mistério eucarístico, meta final de todas as suas atividades: da catequese à recepção dos outros sacramentos, da devoção popular à celebração da divina liturgia, da meditação da Palavra de Deus à oração pessoal e comunitária.
A Eucaristia é o coração da comunhão eclesial. E Maria, a mulher eucarística, que, desde quando deu o seu ventre virginal na encarnação do Filho de Deus “Ave verum, corpus natum ex Maria Virgine”, estabeleceu para sempre uma relação exclusiva com o mistério eucarístico. Em Maria, a Igreja contempla, não somente o seu modelo mais perfeito, mas também a realização an1
Graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da PUCRS, padre da
Congregação da Missão, atualmente formador da sua Congregação. Este artigo escrito a duas mãos, por ocasião do Ano Eucarístico que, no Brasil, se estenderá até maio de 2006, quando da realização do Congresso Eucarístico Nacional, em Florianópolis/SC.
Rev. Trim.
Porto Alegre
v. 35
Nº 150
Dez. 2005 p. 757- 774
tecipada do novo céu e da nova terra; e a Igreja encontra um novo impulso, para que a Eucaristia seja sempre mais a fonte e o ápice de toda a sua vida e missão.
1 A Bem-aventurada Virgem Maria Mãe de Deus no mistério de Cristo e da Igreja
Muito cedo Maria tornou-se “figura” de veneração na comunidade cristã, e o culto à Mãe de Deus cresceu sensivelmente através dos séculos. A devoção a Maria é fundamental para a espiritualidade e para a arte da