marcos
INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, a massagem passou a ser um grande aliado da fisioterapia. Trata-se de uma terapia conhecida onde nenhuma máquina, até os dias de hoje, conseguiu equiparar as habilidades manuais do homem.
Os diversos métodos de aplicação foram criados por estudiosos que identificaram as variáveis que norteiam o seu uso prático. Suas distintas aplicações envolvem os campos da profilaxia, da estética e, principalmente, da terapêutica, que será nossa ênfase.
Os efeitos de cada técnica, e suas variáveis, são aplicadas de acordo com o objetivo a ser alcançado pelo terapeuta. O conhecimento da manobra e as condições do paciente são de fundamentais importância para uma boa aplicação da massagem, verificando-se em cada uso, uma resposta adequada.
Esta pesquisa vem informar sobre as principais formas de massagem utilizadas, suas características principais, seus efeitos mais abrangentes, suas indicações e contra-indicações, sua forma de aplicação mais adequada e a técnica básica de cada elemento. É coerente expor que as técnicas de massagem de Beard, aqui apresentadas, fazem parte de estudo teórico, não tão abrangentes na forma prática e, para um melhor aperfeiçoamento prático, faz-se necessário um conhecimento mais aprofundado.
II - CARACTERÍSTICAS DA MASSAGEM
II.1 - MASSAGEM TERAPÊUTICA
O uso de diversas técnicas manuais que objetivam promover o alívio do estresse ocasionando o relaxamento, mobilizar estruturas avariadas, aliviar a dor e diminuir o edema, prevenir a deformidade e promover a independência funcional em uma pessoa que tenha um problema de saúde específico.
Outra técnica que parece assemelhar-se à massagem é denominada "toque terapêutico". Essa técnica não exige que o toque o paciente. As mãos do terapeuta. As mãos do terapeuta simplesmente são movimentadas sobre a parte a ser tratada, sem ocorrer o toque. A técnica pretende "equilibrar os campos de energia" em torno das partes afetadas.