Marcos Acayaba Madeira
Arquitetura e domínio técnico nas obras de Marcos Acayaba
Tatiana Midori Nakanishi
Arquiteta e urbanista, mestre em Arquitetura e Tecnologia pelo
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São
Paulo (EESC-USP), R. Ignacita Grinberg, 223 Alto Ipiranga,
Mogi das Cruzes, SP, CEP 08730-810, (11) 8160-7741, tatinakanishi@gmail.com Márcio Minto Fabrício
Engenheiro civil, professor associado do Departamento de
Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP, Av. Trabalhador
Sancarlense, 400, Centro, CEP 13566-590, São Carlos, SP, (16)
3373-9286, marcio@sc.usp.br
Resumo
Atualmente muitos arquitetos têm demonstrado certa deficiência no desenvolvimento e detalhamento de soluções construtivas. O artigo mostra a relação do arquiteto com a questão da técnica, desde o início do processo projetual até a obra construída, a partir da experiência de Marcos Acayaba, que se destaca por desenvolver soluções conceituais e espaciais intimamente atreladas a um rigoroso tratamento técnico, transitando por diversos materiais e sistemas construtivos. São apontados fatores determinantes que, embasados pelos estudos dos projetos e seus recursos construtivos, demonstram que o domínio técnico pode ser um importante instrumento para o pensar e o fazer arquitetônico. Palavras-chave: domínio técnico, soluções construtivas, Marcos Acayaba.
O
domínio técnico, além de evitar problemas de execução e manutenção, pode fornecer subsídios decisivos para a afirmação e estruturação de uma poética arquitetônica, corroborando para manutenção de uma postura formal e para a realização da arquitetura como fator social, propiciando maior liberdade de criação e ampliando suas possibilidades.
[...] hoje a técnica constitui um instrumento imprescindível para pensar a arquitetura, e não exclusivamente para concretizar. [...] A compreensão mais ampla da dimensão técnica da profissão permite