marco geodesico
- Objetivo:
Implantação e Homologação de Marco Geodésico junto ao IBGE, para utilização como base de Referência Cartográfica em futuros levantamentos topográficos e georreferenciamento imobiliários municipais, adequando o município à Lei 10.267 de 28/10/2001, conhecida nos meios da Engenharia da Mensuração como a Lei do Georreferenciamento.
- Por que Implantar e Homologar um Marco Geodésico ?
Os marcos são amplamente utilizados por técnicos na confecção de mapas e serviços de topografia, servindo como referência para obras de engenharia como construção e pavimentação de rodovias e estradas, demarcação de áreas indígenas e de proteção ambiental, regularização fundiária e divisão de loteamentos.
Com a implantação da Rede Marcos Geodésicos na AUNE, os municípios estarão proporcionando maior segurança e precisão nos mapeamentos executados no seu território, podendo expandi-la para a criação de sua Rede de Referência Cadastral, servindo ao Cadastro
Técnico Municipal, além da possibilidade da Unificação Cartográfica Regional, facilitando com isso a solvência de problemas de dividas intermunicipais, pois impedirá a sobreposição de propriedades. Os marcos geodésicos são pontos públicos que podem ser utilizados por qualquer cidadão. - Metodologia e Normas Técnicas a serem observadas para a homologação:
Para homologação e integração de estações determinadas por outros órgãos e instituições ao Sistema Geodésico Brasileiro – SGB, faz-se necessário que sejam obedecidos critérios técnicos definidos pelo IBGE – Diretoria de Geociências – Coordenação de Geodésia, conforme descritos no documento “Padronização de Marcos Geodésicos”, podendo ser obtidos no seguinte endereço eletrônico: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/default_sgb_homologa.shtm .
As novas estações serão integradas ao SGB, preferencialmente através da conexão com a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo – RBMC.
Caso não seja