Marcas genericas
Louiseanne Lima, Tissiany Melo, Mikaelly Schneyder, Carlos Augusto, Marcos Filipe, Nathalia Dantas
Resumo: Através de uma pesquisa realizada com um grupo de consumidores, o presente trabalho destaca a importância das marcas genéricas, ou seja, marcas que viraram sinônimos de produtos, na sociedade e no cotidiano das pessoas. Para isso, procurou-se identificar, através da visão e opinião dos consumidores, quais das marcas apresentadas são identificadas como produtos a fim de mostrar porque determinadas marcas estão fortemente presentes na mente dos consumidores a ponto de estes considerarem as marcas como sinônimos de produtos.
Palavras chave: Marca, brand equity, marca genérica
1 Introdução
Cada vez mais é difícil fazer uma distinção entre os produtos oferecidos no mercado, tornando o diferencial competitivo entre as empresas um desafio. Os consumidores são estimulados de diversas formas por centenas de produtos e marcas que se utilizam de modernas estratégias de marketing para atingí-los. Nesse contexto, as marcas têm assumido papel de extrema importância na competição entre as empresas, tornando-se diferenciais competitivos por si mesmas. Isso se deve ao poder que as marcas têm de influenciar o consumidor de uma forma subjetiva. Ela faz com que o consumidor emane diversas percepções e emoções, de acordo com a sua imagem, forma, história, entre outros aspectos. Dessa forma, as marcas tornam-se um elemento decisivo no processo de escolha do consumidor.
Certas marcas já ultrapassaram esse ponto de serem apenas lembradas pelo consumidor e passaram a ser associadas diretamente como sinônimo do produto. Tais marcas, as chamadas marcas genéricas, alcançaram o auge da escala de lembrança e associação de marca. Isso se deve por diversas causas, como por exemplo, por ter sido a marca pioneira na categoria, ter inovado no mercado ou mudado