Marcando o 21
MBA
MARKETING 2003
Camila de Oliveira
CAMILA DE OLIVEIRA
Marcando o 21
A reputação de uma marca
MARCANDO O 21 - A REPUTAÇÃO DE UMA MARCA
O setor de Telecom, após a privatização, tornou-se onipresente na mídia e, por extensão, na vida e no vocabulário dos consumidores. Investiu, em 2002, cerca de R$ 300 milhões e, espera-se, investirá ainda mais. A estabilização da economia nacional, com a redução de juros e das dívidas das empresas em dólar, assim como pelo incremento da bolsa de valores com a entrada de novos capitais, particularmente de investidores internacionais, certamente deverá proporcionar uma alavancagem do setor.
A Telefonia Básica (Local, DDD e DDI) sempre se mostrou um dos grandes atrativos do mercado (por ser considerada pelas empresas em geral a porta de entrada dos clientes para outros serviços a serem contratados), o que trouxe acirrada competição. Embratel, Intelig, Vésper, Telemar, Telefónica e Brasil Telecom, como alguns dos principais players do mercado, perceberam que o sucesso dependeria cada vez mais da capacidade de destacar-se em meio à “multidão”...
EMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICAÇÕES – A EMBRATEL
Se antes essa empresa via, como mercado real, um número de aproximadamente 500.000 clientes, entre empresas e pessoas físicas interessadas em serviços de transmissão de dados, após a privatização e com a desregulamentação do mercado de Telecom ela precisou expandir suas dimensões quanto ao conceito de mercado-alvo principalmente devido à sua “entrada” no mercado de Telefonia configurando, na época, um total de aproximadamente 20.000.0000 de consumidores diretos e indiretos. Esses consumidores, com a abertura do mercado, passaram a ter tantas opções de escolha, com produtos tão semelhantes e de preços tão pouco diferenciáveis, que começaram a decidir sobre suas compras e alternativas de serviços por empresas de maior presença e valor no mercado e de marca mais forte.
A